Translate

domingo, 19 de outubro de 2014

Mit hjerte skal altid være dansk

Resumir em algumas linhas a minha experiência no Velho Mundo é uma tarefa difícil, porém como se dizem, recordar é viver. Contarei neste post um pouco sobre o ano em que morei e estudei na Dinamarca. Frederico de Brito, 18 anos, brasileiro com descendência(e cidadania) italiana mas acima de tudo, um apaixonado por viajar, por idiomas, e tudo o que este mundo pode nos oferecer. A minha trajetória rumo a Europa começou em 2012 , quando encontrei o Programa de Jovens de Intercambio do Rotary Internacional, e me encantei com a oportunidade de poder passar um ano em outro país sendo embaixador rotário do Brasil. Provas, reuniões, treinamentos e mais treinamentos até que enfim consegui ! Mas por que a Dinamarca? Bom, confesso que nunca me passou pela cabeça viver essa experiencia lá, afinal a cultura escandinava ainda é muito pouco conhecida, mas desafios são sempre bem aceitos!! 
 Embarquei no inicio do mês de agosto de 2013 rumo a um país frio, de língua ``estranha``, de cultura extremamente diferente da minha...eramos em cerca de 10 intercambistas brasileiros no mesmo avião e ali eu senti, que um sonho estava apenas começando. E de fato estava! A partir do momento em que pisei no continente europeu (pela primeira vez) eu senti que ali seria a minha casa por um ano. As 10 horas de espera no aeroporto de Amsterdam pareciam nunca acabar, mas enfim, no dia 11 de Agosto de 2013 cheguei na minha querida Dinamarca !! Fui muito bem recebido pela minha host family e em seguida já segui para minha nova casa. Ali passei 4 maravilhosos meses, em uma fazenda no countryside dinamarquês, vivendo em uma paz imensa, onde pude acima de tudo, conhecer melhor a mim mesmo. De quatro em quatro meses, tive 3 famílias dinamarquesas que me acolheram com amor inexplicável, e hoje as considero minha verdadeira grande família.   
Durante meu ano, tive a oportunidade de conhecer cada canto daquele país encantador. Com quase 6 milhões de habitantes e considerado o país mais pacifico do mundo e com a população mais feliz do mundo, a Dinamarca me surpreendeu ! Em cada por do sol, em cada nascer do mesmo..nada se compara as belezas naturais de lá ! A cidade mais populosa, conhecida e visitada da Dinamarca é,claro, sua capital, Copenhague ou como se escreve em Dinamarquês..``København``, uma cidade encantadora, que se diferencia pelo enorme número de bicicletas circulando pelas ruas, número este que chega a ser maior que o próprio número de habitantes do local e claro também conhecida por seu charme e requinte, adjetivos perfeitos para um bom dinamarquês . Com certeza um destino que vale a pena visitar !!
  A vida cotidiana era também cansativa, e a vida em um Gymnasium, escolas de dinamarquês e reuniões rotárias tomavam todo o meu tempo, porém nunca deixei de apreciar cada segundo morando lá. 
  Para finalizar, destaco o melhor momento do meu ano: o Eurotour que fiz com outros 70 intercambistas durante 23 dias pela Europa..foram 7 países e diversas cidades. Nossa primeira parada foi Buxellas e a última Berlin, passando por famosas outras como Paris e Veneza. Nesta viagem pude desfrutar verdadeiramente da Europa, e perceber que ainda que sejam países diferentes, muitos valores e formas de lidar são universais. Um destaque? Destaco Praga, na República Theca como o melhor país que visitei por sua beleza histórica e também Áustria, por sua INCRÍVEL beleza natural.
 Bom, recordei e revivi um pouco, apenas bem pouco do que vivi no último ano. De volta para o Brasil, é hora de recomeçar, mas como sempre digo..``Mit hjerte skal altid være dansk``..que diz..``Meu coração será sempre dinamarquês. Até a próxima!

Em Bruxelas-Bélgica

Palácio Real- Copenhague

Esquiando em Matrei-Austria

Com David (Colômbia) e Paan (Tailândia) em Herning-Dinamarca

Lübeck- Alemanha a feira de natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário